domingo, julho 11, 2010

Bottons

Adoooro bottons!!! Só não gosto muito deles serem feitos de metal e plástico, alguns meus já enferrujaram e mancharam o desenho. Mas os que faço são de papelão! Um sanduíche de papelão. Inventei de fazer, depois de observar um do Lula, da campanha de... 2006 ou antes, me parece... bom, o original é da Editora e Gráfica Bê-Á-Bá que tem várias propostas ecologicas, e dá para ver a ficha técnica se der uma olhada no portfólio deles, atrás de bottons políticos no site[que é meio colorido demais e confuso, mas dá para achar].


Mas como eu tinha dito antes, o primeiro eu só fiz cobrir um desses, com uma colagem de papel colorido fazendo uma Abelhinha [esse acima], bem tosquinho com um papel comum e fundo de papel de presente. Depois fiz um com um ideograma japonês de "Amizade", que moléstia a parte achei lindo! Acho até que vou fazer um para mim mesma depois!


Os últimos que fiz foram encomendados por uma amiga, mandei todos no inicio do ano sem tirar foto de nenhum! Esqueci... Maaas tenho os gráficos salvos! Os três primeiros da figura abaixo são bottons feministas em inglês, os três seguintes as releituras que fiz deles, e os últimos três não tiveram muitas modificações das imagens originais que minha amiga mandou para eu fazer os bottons.

[É, não são bottons simpáticos, pois como diz o primeiro "Eu sou feminista (não a do tipo divertido)" ]

Eles são facinhos de fazer, o negócio é acabamento, sendo redondo é mais difícil. Engraçado que os primeiros ficaram com um acabamento bem melhor, acho que o papel contact estava mais novo e deu menos trabalho! Tentei aquecer as bordas que não ficaram rentes com a curva, mas o plástico derretia e acabava ficando mais feio...


Tentei fazer de outro modo os bottons, para conseguir acabamentos melhores, mas as duas idéias que tive não deram resultados melhores, o primeiro [que aliás imprimi por cima de um papel para reutilizá-lo, e até gostei do efeito...] era simples, não deixar o papel e o contact sobrarem para fazer uma vira, mas o adesivo ficou levantando na beirada, dá para ver a bordinha branca na foto acima, o botton amarelo. A segunda foi virar normal o papel, o adesivo e aí sim colar a parte de trás com o alfinete. Mas ficou esquisito, apesar de quando está no meio de outros bottons comuns[foto abaixo], não dá para notar a esquisitice nas bordas.

Atrás nos dois ficaram iguais, só com a marquinha da abelha e o alfinete. Bem mais limpo. Normalmente tem o papel virado da frente, com a marquinha colada por cima, aí o contact virado, outro contact redondo por cima, para segurar tudo, e aí colo a abinha em U com o alfinete! Acho que fica feio, mas é o acabamento que fica melhor até agora...

Por enquanto não estou trabalhando em novos bottons, o material todo está guardado na caixinha, o original que me inspirou, dois testes, alguns impressos, papelão cortado, contact cortado, alfinetes, marquinhas... Eu nem pareço, mas consigo ser organizada heim! ;)

4 comentários:

  1. Débora, boa tarde. Parabéns pela iniciativa do seu blog, te desejo sucesso. E que Deus faça de toda tua vida uma grande amizade com a alegria, com a paz e com todos os que passarem pela tua vida. Fica na paz.

    ResponderExcluir
  2. oi gostei da sua iniciativa pois queria aprender o processo teria como vc montar um tutorial ou uma video aula pra mim e manda pro meu email jonata-henrique@hotmail.com mto obrigado

    ResponderExcluir
  3. Rapaz! Eu tô trabalhando e ando sem tempo para fazer até minhas coisinhas, mas vou ver se rola =]

    ResponderExcluir