quarta-feira, novembro 28, 2012

Bancando a confeiteira, uia!

De volta à cozinha!
Dia 21 foi aniversário do meu avô materno, 87 anos!
Como ele é doido pelo Fusca dele, eu a uns meses comecei a fazer um porta retratos para ele em formato do carrinho amado, mas, vira e mexe o projeto está parado e não deu para finalizar a tempo. O que fazer, o que fazer? Bom, resolvi fazer um bolo bem gostoso em formato de fusca para ele!!!

Mas, vejam bem, fazer um bolo 3D de fusca está muito, mas muito além das minhas capacidades culinárias... então pensei em fazer um bolo normal, e recortar a silhueta do fusca! Mas aí eu pensei mais uma vez, poxa, que desperdício de bolo, cortando fora tantos pedaços deliciosos... e resolvi deixar o bolo inteirinho, mas com o Desenho de um fusca em cima! xDDD

Então fui para a parte 1, preparar o bolo! De chocolate que o véio gosta! Usei a receita do "BOLO BRIGADEIRO MISTUREBA DA ABELHA" que criei misturando duas receitas de bolo de chocolate e fiz para meu aniversário do ano passado ;D



Bolo feito vamos para a cobertura. Adivinhem, adivinhem? Brigadeiro! Um brigadeiro beeem grudento sobre todo o bolo...  huuuum!


Depois com uma faca desenhei o fusca à mão livre, usando como base o desenho escolhido para aquele porta retratos que não ficou pronto - mas quem sabe terminarei para o natal!


Então veio a parte difícil... confeitar com glacê... usei aquela bisnaga que tem vários biquinhos e escolhi um normal, e lá foi... pretendia começar contornando e depois preencher, mas meio que contornava, preenchia, contornava, contornava, opa, opa não era por aí, tsc... preenchia um pedacinho... e foi ficando diferente do que eu imaginava, só para variar, desmantelo... mas ficou engraçadinho, ficou engraçadinho... xD



E o mais importante, o bolo ficou gostoso! Todo mundo aprovou! E olhem que o povo aqui em casa diz mesmo se não gostar "tava seco", "tava solado", ou mesmo um genérico "já fez mais gostosos...", mas não, só elogios dessa vez!!! Salvei uns pedaços para minhas personais colegas do trabalho, hehehe! ;D

Fiquei feliz com o resultado pq meu avô gostou da surpresa, gostou do bolo de comer e repetir! ^-^



sexta-feira, outubro 26, 2012

Amiga Coruja

Essa é do começo do ano. Em fevereiro Glenda, minha professora-orientadora-amiga fofa completou ano, e para lhe parabenizar fiz um postalzinho e mandei pelos correios ;D

Dessa vez esqueci de ir fotografando as etapas, só registrei o postal pronto. A ideia era ser algo leve e colorido, comecei escolhendo o formato do cartão, que seria um postal. Depois um papel de presente novo, com uma estampa super bonitinha e colorida. Daí pensar nos elementos decorativos... hm, sempre acho que coruja combina muito com Glendinha, pela simbologia de sabedoria, e por ter espécies tão fofas!

E, se me lembro bem, ela também gosta de corujinhas, então fechou! Rabisquei um desenho simples para uma corujinha fofa, peguei papeis coloridos com cores próximas as da estampa do papel de fundo, cortei corações para os bicos e as patinhas, decidi que seriam 3 corujinhas segurando plaquinhas com a mensagem de "Feliz Aniversário", e fui testando as cores, para que as três ficassem coloridas e sem se repetir.

Montei cada uma para ficar meio diferente da outra, e fiz alguns detalhes com lápis de cor para não ficar tudo tão estático e chapado. Por fim colei minha marquinha e escrevi a mensagem no verso do cartão. =]


quarta-feira, outubro 17, 2012

Mizuno Baby

Depois de meses árduos de trabalho, uma linda recompensa, dias de folga regulares! Trabalhar em escala tem desvantagens como, por exemplo, "perder" os finais de semana... mas eu estou achando maravilhoso por enquanto, poder trabalhar um dia e descansar o dia seguinte inteiro! E só na minha 9ª folga consegui deixar minha vida arrumadinha [e meu quarto também, hahaha!] e tive realmente uma folga para vim postar algo no blog! /o/

Comecei a postar hoje no deviantART colorações nas figuras de mangá que já mostrei aqui ano passado no Colorindo, e lembrei de que não havia colocado qui no blog ainda uma pintura que gostei bastante, do início do ano passado ainda... Dessa vez não é figura de uma história de mangá, mas é uma ilustração da japonesa Junko Mizuno que também foi me passada pela Ághata, como sempre xD



Como a Mizuno costuma desenhar coisas bem bizarrinhas, apesar do estilo fofo, escolhi cores mais escuras... e comecei pelo fundo, já que é uma demoninha, coloquei uma cor avermelhada, como é no meu imaginário a cor do inferno... joguei alguns efeitos para o fundo ter movimento, como o cabelo da personagem tem, e dar uma ideia de calor... me digam se isso tudo foi viagem ou funcionou, hahaha!


Depois, para contrastar com o vermelho do fundo, achei interessante deixar a pele dela verde, já que são cores opostas... para os filhotinhos uma cor mais escurinha de verde... coloquei textura nas botas para parecer mais com pelos... castanho para o olho, para conversar com as cores do fundo e da bota... os chifres meio amarelados para não diferenciar muito da pele dela... e acessórios azul-roxeados para ter um destaque dos outros elementos, mas tentando também não chamar atenção demais para eles...



Dessa vez eu gostei bastante do resultado final! Minha professora de artes Marley me sugeriu colocar mais luz aqui e ali, escurecer mais algumas sombras... mas preferi não mexer mais, para não acabar estragando o trabalho, sabem como é, né? Mas ainda vou fazer outra versão com esse desenho, do jeito que Ághata pediu, com uma pele rosadinha, botas claras, jóia como pérola, etc... =]

sábado, abril 21, 2012

Sapitcho!

Fiz algo novo, finalmente! Após esse longo período improdutivo - artesanalmente xD
Minha amiga Nêssa foi a inspiradora ^-^ , ela me mandou uma imagem pelo facebook:


Eu até já havia visto antes, mas na época não tinha nenhum pote de shampoo vazio, acabei esquecendo... E desta vez eu tinha! E palmolive verde! xDDD  Então, fui tentar...

Fiquei pensando em como cortar aquilo, mas foi simples, um estilete comum abriu o bicho fácil! O problema foi a mão ir reta, e cortar simétrico assim feito a imagem? Difícil... ou melhor, não foi, não ficou. Mas, eu ia aparar ainda com a tesoura, então tudo bem.

Rabisquei com caneta hidrocor verde um bichinho que havia imaginado antes quando vi ali em cima o pote ainda verde cortado, um sapinho! E ficou engraçadinho! Seguindo aquilo fui cortar os detalhes... com o troço cortado, eu pensei "Ah, eu lixo aqui, ali... ali também, e aquela parte lá.... é, ele todo... e tudo fica direitinho!" ... mas não cheguei a procurar por aí uma lixa especial para plásticos e tudo mais, taquei uma lixa de unha nele pra ver o que acontecia!


Hum, aconteceu que continuou tronchinho, um pouco menos - mas ficou tronchinho ainda, e agora eu tinha um bocado de rebarbas de plástico nas bordas. Piorou. Ok, passei o estilete para cortar elas fora, mas ainda não foi o suficiente... então, quando tive acesso à um isqueiro, esquentei as bordas para dar um jeito no acabamento.


É, melhorou, mas não ficou aquelas maravilhas. Mas tudo bem, não é mesmo? O primeiro sempre sai troncho, ainda mais quando faço assim na doida. Então peguei um marcador permanente e fui desenhar meu sapo definitivo. Eu devia ter feito outro rascunho com hidrocor primeiro, sabe? Mas já estava com o acabamento ruim mesmo, um desenho ruim só ia completar o pacote de experiência troncha.

[Fotos tiradas de dia, a cor ficou diferente!
O verde é mais parecido com as fotos anteriores]

Adivinha? Até que achei bonitinho! Ainda quero comprar um marcador permanente verde, para fazer umas texturas e verruguinhas nele, hehehehe, mas já testei e ele funciona bem para o seu propósito! Vou tentar fazer mais, depois, e espero que os próximos eu faça com mais calma e cuidado, para ficarem menos tronchos - ou melhor, para Não ficarem tronchos xD


[Ah, e é claro que guardei a outra parte do porte, estou pensando em algo para ela... =^-^= ]

sábado, abril 14, 2012

Bicho Bud

Ganhei um bloquinho novo e fui estreá-lo com um desenho fofo! Bud [nome dado pelo meu irmão mais velho xD] ia ser um gato, maaas depois de desenhar um tronco gorducho pra ele eu fiquei olhando o desenho... olhando, olhando... e pensei em fazer um bichinho indefinido ^-^

segunda-feira, março 26, 2012

Animação 2

O segundo trabalho para aquela mesma cadeira de animação deveria ter um roteiro mais elaborado, na verdade, ser todo planejadinho como o projeto final da cadeira. E lá fui eu fazer isso sozinha, ai ai... na verdade, não acho que teria sido mais fácil fazer em grupo, dividir tarefas nem sempre dá certo... enfim!

Queria uma animação com conteúdo, com tema marcante, falar dos ursos sofrendo no polo norte, desmatamento, poluição, algo assim! ... mas e pra fazer o roteiro que não saía? Quando começou a apertar o tempo da fase de elaboração da história, resolvi fazer algo bobo e feliz ^-^

E tive bastante ajuda! Ághata brincou de brainstorming comigo e também deu nome para a personagem! Além de fazer o rascunho dela para eu modelar em cima. Mas antes da aparência dela, montei com formas simples um "Animatic", que é uma prévia para ter uma noção do tempo de duração da história, onde se coloca música também, sons, etc, para ir planejando melhor a animação.

Uma parte bem difícil foi modelar os cenários, a personagem em si e ela em ângulos diferentes, decoração da loja, produtos a venda, efeitos, docinhos criados a partir de pesquisas de imagens e tudo mais... eu teria tido dez vezes o trabalho que tive se fosse fazer essa animação hoje em dia, com o que aprendi nos cursos de pintura e ilustrador, iria ter muita coisa para melhorar, mas na época eu tinha noções beeeem básicas de luz e sombra...


Para movimentar a personagem suas articulações eram fixas e os membros mexiam, como uma boneca de papel, mas digital, tuuudo feito no corel draw, quadro à quadro... tive que encurtar um pouco a história para dar tempo de terminá-la dentro do prazo da cadeira, e mesmo assim no dia da apresentação, dentro da sala de aula, eu ainda estava com o lap top editando ele, foi um sufoco!

Poia e Lu me ajudaram muito na parte de pegar o vetor de uma cena e transformar em imagem para inserir no programa e tal. Na pressa de entregar o trabalho um trecho ficou de fora, mas nem sei se dá para perceber, a animação toda parece que falta trechos aqui e ali... xDDD

Mas! Ainda não resumi a história! Lá vai: Naomi passa por uma loja de doces e se encanta pela vitrine, resolve entrar e comprar uma caixa de trufas. Quando vai para o caixa pagar, opa, cadê o cartão? Vai tirando as coisas da bolsa, e por sinal, mais coisa do que caberia...  haja cacareco! Naomi lembra que seu cartão de crédito estava no bolso, e o pega para pagar, feliz e contente. Mas a loja só aceita dinheiro, então ela já ficando abusada por não ter sido avisada antes, pega o dinheiro na carteira e joga toda sua bagunça de volta na bolsa. Quando sai da loja e come seu docinho, o dia volta a ficar lindo. Fim xD

video

Eu lembro que pelo menos 3 erros foram terríveis, 12 cenas que ficaram de fora, uma caixa que some... e não lembro o que era mais, hahahahaha! Vai ver não era tão ruim assim. xD

quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Animação \o/

Olá querida audiência! Desculpem mais uma vez, de novo, novamente o sumiço!
Mas o trabalho anda consumindo todo meu pouco juízo xD e claro, meu tempo livre junto com minha disposição. Sério, achei ser impossível, mas tem dias que trabalho tanto no pc que quando chego em casa não quero nem olhar pro meu xD

Certo, ando sem produção, mas tenho muitas coisinhas antigas que não postei ainda. Como alguns vídeos! Tem pelo menos dois feitos para uma cadeira de Animação que paguei em 2008 quando ainda estava na Federal cursando Design.

O primeiro trabalho de animação [fora um GIF animado que criei baseado em um flip* - O "Hiporápido" abaixo, clique nele com o botão direito e abra em outra janela, para vê-lo se mexendo] foi um stopmotion de 53' feito all by my self, pq (entre outras coiasas) a essa altura da facul eu já tinha percebido que muitas vezes era bem mais simples e eficiente fazer alguns trabalhos sozinha.


*Flip book, quando desenhamos uma figura em várias folhas, mudando uma coisinha ou outra
apenas, e quando passamos todas as páginas bem rápido, o desenho fica animado =]

Então, esse stopmotion é sobre um papel que se torna uma borboleta, é um "how to make" de origami, só que mais bonitinho e com musica de fundo xD ... e foi produzido bem no meio da bagunça [para não dizer Caos] do meu quarto, no maior improviso, huhuahauhauahauha!


Foram 170 fotos, contando com os loops (quando repeti algumas fotos), a musica de fundo é "American Beauty" de Thomas Newman, e o título oficial... hm, agora que pensei a respeito, não dei nenhum título original, ficou  "Borboleta" mesmo. 

E já que estou com tantas expressões em inglês hj, vamo lá: enjoy the movie!

video




[Durante o vídeo tem dois momentos de zoom nada suaves, favor não ligar, foi minha primeira experiência, e depois das 100 primeiras fotos, eu estava ficando cansada...]

domingo, janeiro 22, 2012

Cartão de Visitas - Ada Siqueira

Hum, estou preparada para uma horda de designers gráficos me perseguirem com tochas e tridentes de feno, mas vamos lá. Minha tia Ada me pediu para fazer um cartão de visitas novo para ela, desde o fim do ano passado, na verdade, e eu recentemente o terminei.

Fiz a arte de graça, foi um presente à minha tia, esse é motivo principal para eu temer os designers gráficos! [Fora o processo de criação que vou descrever, que é totalmente visual, sem conceitos e pesquisas, puro bonitismo] E temo também pelo resultado, afinal minha especialidade não é o gráfico, faço só de enxerida mesmo xD

Enfim, o briefing era simples, tamanho padrão de cartões de visita [5cm x 9cm], mas ao invés de deitado ela gosta do cartão vertical, achei a idéia interessante, diferente. E deveria ser verde, com arabescos. As informações que deveriam conter ela me passou, e pediu para ser de um lado só.

E daí comecei com um retângulo em pé de 9x5, deixei ele verde [um que eu adoro: verde lua] e fui conferindo fonte por fonte, vendo como o nome dela ficava escrito em cada uma. Separei algumas que me agradaram e  uma cursiva me chamou a atenção. Com essa fiz uma brincadeira usando as iniciais dela, como se fosse a marca ou assinatura, e para o resto utilizei uma fonte arredondada e despojada.

Diagramação centralizada, e hierarquia da informação similar ao cartão antigo de tia, então fui atrás de um arabesco para compor o embonitamento do cartão. Eu tinha imaginado uma coisa bastante complexa e bem Indiana, mas não consegui realizar, e achei até melhor não fazer pois ficaria muita informação [aliás, os primeiros 'rascunhos' eram minimalistas, só tinham o necessário,  um até que ficou elegante. Mas, o briefing era outro, né xD]

Coloquei o arabesco enfeitando o topo, depois aqui e ali sobrando pra fora do cartão... salvei uma versão em imagem, para enviar à tia, e quando fui salvar o arquivo corel, o bicho travou e perdi tudo. A velha história... ai ai...

Tia acabou retornando antes que eu refizesse o cartão. Ela aprovou! Só precisava trocar o numero do telefone, e deixar a cor do fundo mais escura. ... vou confessar que demorei para refazer - não por ser a coisa mais difícil do mundo, até porque eu tinha a imagem para me guiar - foi mais por falta de tempo.

Como tenho passado o dia na frente de um pc, no trabalho, as vezes não tenho ânimo nenhum de noite quando chego em cada para ficar sentada na frente do meu, as vezes só como e caio na cama cansada, desanimada ou estressada. Ah, mas calma aí, isso é porque estou gostando do trabalho, heim, não entendam errado! E ele pode dar em um emprego... xD

Bom, coisinhas pessoais à parte, abaixo tem uma imagem do cartão! [Ele fica mais bonitinho sem as rasuras, né, mas achei melhor borrar sabe, era até mais rápido do que abrir o arquivo e colocar informações genéricas nele...]


Mostrei à Poia para me dar uma opinião, e ela gostou [o pessoal em casa também, milagre!]. Poia me perguntou se tinha aplicação de verniz em algum canto, poxa, eu sou tão por fora dessas coisas gráficas que nem pensei nisso, ia ficar legal uns detalhes brilhosos, né não? Hum, acho que agora já foi, ainda não vi nenhum pronto, mas ela já deve ter mandado fazer na gráfica.

Esse cartão me deu uma idéia, meu padrinho tem um negócio tímido e não aceitou um pagamento quando fizemos um pedido para ele, por ser da família e tudo mais, daí estou pensando em fazer um cartão de visitas para ele, a arte e mandar imprimir, pacote completo, dar de presente prontinho para ele! Se isso acontecer e funcionar, eu posto aqui ;D

sexta-feira, janeiro 13, 2012

Romantismo

Tenho duas amigas que fazem aniverário em datas próximas, e resolvi fazer os cartões dela em sequência. Outra vez me veio aquela falta de ideia de que estilo usar no cartão e recorri ao meu arquivo de imagens, olhei de tudo, flores, bichos, paisagens, objetos, desenhos, etc, e fui separando as que me lembravam cada uma e, ao mesmo tempo, pudesse compor um cartão fofinho.

No fim escolhi uma moldura [digital para fotografias] como modelo, ciente é claro de que não faria algo tão lindo, a gente tem que se preparar piscologicamente sabe, para não ficar triste nem frustrada. E eu já estou conseguindo isso, gostar do que eu faço e ficar satisfeita, esperando de todo coração de que a pessoa presenteada goste! ^-^


Taí em cima, um arranjo simples e fofo, num estilo romântico! Não sei dar referência de onde encontrei essa imagem, pois baixei de um pacote com outras molduras de "primavera", e infelizmente não lembro mesmo que site foi esse, é mais um daqueles sites que achamos uma vez na vida fazendo uma busca completamente nada a ver...

Passo 1: Dar uma volta pela minha casa e ir atrás de folhas e talvez flores para usar no cartão! Nesse dia me senti muito feliz e agredecida pelo privilégio de morar em um sítiozinho e poder dizer que colhi e escolhi a folha do meu jardim, no caso, do meu imenso quintal! Bom, logo desisti de colocar flores, pois elas fariam um volume estranho e não iriam durar...



As plantinhas selecionadas foram um hibiscus engraçado, que tem folhas cor-de-rosa, cor que sempre me lembra Ághata, aliás amiga, avisa se enjoar de rosa xD heuheue; e um talinho com folhas bem redondinhas de uma roseira pequenina para Rá. Achei essas folhas laranjas pintadinhas uma graça, e nem sei de que planta é, mas aproveitei para arquivar no meu caderninho de folhas. [hoje elas perderam o laranja vivo, estão marrons, mas ainda com pintinhas! A natureza é linda =^-^=]

Passo 2: Formato e papel! Para Rá um estilo postal, e para Ághata um tradicional em paisagem. Depois selecionar papeis para as bases, pensei em tentar manter a linha natural, então peguei papel reciclado, e quando estava escolhendo um mais durinho para cortar o 10x15 do postal, me deparei com um escanteado que nunca era escolhido por estar machado por marcadores - resultado de outros trabalhos feitos em cima dele, tadinho...

... maaas, olhando novamente aquele papel manchadinho, ele pareceu aquelas imitações de papel reciclado que vem com fibras e coisas naturais para deixá-lo rústico. Huuum... então fui fazer mais manchas nele, de propósito dessa vez! Não é que ficou legal? Então, fui catar um papel reciclado normal para o outro cartão, e manchar ele também!

Certo, bases devidamente manchadinhas, é a hora de escolher as cores para a moldurinha com babado. Também optei por um papel mais rústico, que compõe bem o natural com romantismo, azul para Rá, como na imagem de inspiração, e rosado para Ághata. Medi um tamanho legal para encaixar dentro do espaço, cortei com aquelas maravilhosas tesourinhas especiais e cortei o meio fora, para ficar mesmo uma moldura.


Daí costumo deixar as partes recortadas soltas e procurar o melhor arranjo, fui acrescentando as folhinhas, um lacinho de trevo feito com cizal, e com fibra natural um laço duplo... fui atrás de figuras de flores para recortar e colocar nos cantos... ver se acrescentar botões ficaria interessante ou não... [e a bagunça vai se formando!]



Mas, o que eu ia colocar dentro daquela moldura mesmo? Texto com letra cursiva fica um charme e bem romântico, mas não é como se eu soubesse escrever assim, ou tivesse um livro velho com letra charmosa para rasgar um pedaço dele... resolvi então desenhar a inicial de cada aniversariante com uma letrinha diferente e colocar ali no meio!

Cartõezinhos arranjados, hora de colar tudo com cuidado, e escrever as mensagens. Tentei usar uma cola transparente para fazer alguns relevos nas florzinha dos cartões, mas não saiu exatamente como planejado, os detalhes ganharam um brilho, mas não a gotinha, tentarei com outra cola depois...


Queria muito que as folinhas ficassem com as cores assim para sempre, mas só por demorar uns dias em tirar as fotos, as duas já começaram a ficar marrons, as folhas da roseira foram mais visíveis... no fim, quando enviei os cartões, elas estavam marrons e a rosa murchou estranho, uma pena: