quinta-feira, julho 21, 2011

Espantalho - O Biro Biro

A long, long, looong time a go, pode colocar aí mais de meia década, eu vi na tv alguém fazendo um espantalho com embalagem de salgadinhos e outros materiais reutilizados. E pensei "vou fazer um!", guardei uma embalagem dessas, uma caixinha retangular, catei uma bolinha de isopor numa maquete velha de algum trabalho escolar, um copinho de plástico usado, papelão, barbante, tinta...

É um trabalho de papietagem em cima de um modelo, então você primeiro poe a caixinha dentro do saco, gruda eles com fita adesiva, daí já tem o tronco do boneco, e vestido. Gruda a cabeça, cola os braços e pernas, faz um chapéu. Tudo no seu lugar, começa a papietagem com papel de guardanapo, pedacinhos pequenos molhados de água+cola, e cobre o boneco todo, deixa secar...

E vai dando camadas até ele ficar firme. Estou pensando em outra forma de fazer isso, afinal usar guardanapos limpos e novinhos não é nada sustentável, e usar guardanapos sujos não é nem opção, né u.u" .

Depois de seco eu o pintei, com tinta acrílica ou guache, realmente não estou lembrando agora, e colei o cabelo dele com tufos do mesmo cordão dos braços. Depois fiz alguns contornos com um marcador permanente preto, e depois de tudo bem seco mesmo, passei algumas camadas de cola [passa, espera secar, passa outra...] para impermeabilizá-lo. E pronto!

Ele não tinha nome, era 'espantalho' mesmo, e coloquei ele para doação... mas a mãe da minha amiga -que trabalha com comunidade carente- gostou e ficou com ele, o colocou no muro do terraço, perto de algumas plantinhas.


Calhou que ela - mãe da poia - é agora minha professora do curso de Ilustrador, e o levou para aula um dia desses, para a turma desenhar! Abaixo estão dois desenhos de Biro Biro, um meu e outro do colhega Anderson ;D


Biro Biro versão Andeson - Ninho Fontes

Quando meus colegas descobriram que eu o tinha feito, quiseram dar um nome, e saiu de um tudo mas eu só gostei de um: Biro Biro! xD É fácil, engraçadinho e até que ele é loiro também, huahauhauahua. Biro Biro, jogador de futebol, não sei de onde, mas enfim, o original:

2 comentários: