quinta-feira, outubro 28, 2010

BonEcos

Adoro imaginar materiais e formas para se fazer bonecos, já fiz algumas de tecido [que eram presentes, para Ágata e Ana N. na época da escola! Fai tempo! Ainda tenho uma aqui que não tive coragem de entregar a outra amiga pois a achei muito tronchinha -não que as outras tenham sido obras primas, mas...- coloco uma foto dela abaixo para vocês verem, o rostinho dela foi o pior de tudo]. Ah, todas as fotos do post de hoje serão do meu celular, pela praticidade =]


Fiz outras de biscuit para um trabalho sobre a chegada da família real ao Brasil, também a mais de meia década, na época da escola, huahuaha. Essas não fiz sozinha, Ágatha era a responsável pelas cabeças: modelagem, desenho e cabelo! Deu um trabalho, mas foi divertido, no fim cada uma pegou uma boneca, e acho que só eu ainda tenho a minha, e um principezinho que o cabelo quebrou, hehehe. Só por curiosidade, vou por uma foto deles também.


Na faculdade fiz uns bonequinhos de barro com a Poia, para colar num copo... não entendeu nada? Estou sem imagens desse projeto aqui e agora, mas falo com ela depois e se por ela estiver tudo ok eu posto ele aqui. Bom, e recentemente tentei fazer bonequinhas de massa de modelar... mas queria fazer bonecos que fossem de reutilização de materiais, reciclando o meu lixo! E o que não falta é matéria prima assim, afinal junto tudo "Pois ainda pode ser útil um dia". [Sim, sim, meu quarto é sinônimo de Lixão, para o povo aqui de casa, que não sei como nunca me apelidaram de 'Rainha da Sucata']

Então peguei umas garrafinhas de leite fermentado, jornal, papel toalha [usado! Nem sempre ele se suja de comida ou gordura, as vezes você só embrulha uma maçã e a coloca na bolsa, esse papel não serve mais como guardanapo, mas pode ser reciclado!], papel alumínio [idem!], cola, fita adesiva... e para preencher a garrafinha vazia, mais 'lixo', por exemplo: o plástico que embrulha o cd ou dvd novo que você comprou, rótulo de refrigerante, saí vendo o que eu não reutilizo e empurrei frasquinho a dentro! ^^


Fiquei até curiosa de saber a reação das pessoas, quanto a esse material de 'enchimento' do boneco, a palavra Lixo pesa diferente para mim, eu não imagino um monte de sujeira, coisas fedidas, velhas e estragadas, decompostas, sei lá, e o que eu uso é limpinho, sequinho... Bom, a garrafinha é o corpo e a cabeça faço com uma bolinha de alumínio, podia ser de papel, mas eu estava com essas bolinhas aqui esperando utilidade, hehehe. Como o plástico e alumínio não são as superfícies mais aderentes do mundo, colei uma camada de papel toalha sobre o corpinho...


Depois de coberto com essa primeira camada, ele já parece mais um boneco - sem sua pintura ainda - do antes. Por cima colei pedaços de jornal [mergulhados em uma mistura de água e cola por um dia, para amolecer e aderir bem as curvinhas...]. Ainda não finalizei nenhum, até porque comecei esses dias e estou para viajar, mas já pensei e fiz rascunho de algumas opções de desenho para os bonecos, sem precisar colocar braços ou pés. Mas talvez eu faça uns bracinhos de papel, um chapéuzinho, sapatinhos... vemos ver se sai =D ... quando sairem vão ser os "BonEcos", e posto o resultado aqui!

[Hehehe, é eu adoro as kokeshis]

2 comentários:

  1. Ah, aposto que estas bonecas vão ficar lindas!
    Faz uma Kokeshi mesmo!!
    Uma com quimono vermelho!

    ResponderExcluir
  2. Espero que fiquem! xD
    Pq os rascunhos ficaram muito tosquinhos...
    Ok, sugestão anotada, kimono vermelho!

    ;*

    ResponderExcluir